top of page

FACTORING NÃO É AGIOTAGEM

As empresas de factoring no Brasil, existem a mais de 30 anos, e muito antes já existem em países mais velhos e mais desenvolvidos. Criadas para ser uma fomentadora das empresas, especialmente as médias e pequenas, que não possuem acesso a recursos financeiros nos bancos para se financiar. Na Europa, onde essa atividade é muito utilizada, o empresário só se preocupa, com a atividade principal de seu negócio, deixando toda gestão do credito para as empresas especializadas.

O factoring, é uma operação comercial, que consiste na compra de créditos gerados por operações mercantil a prazo. O que vale dizer que o industrial, comerciante, prestador de serviços ou do agronegócio, vende a prazo e recebe o dinheiro à vista, reforçando assim seu fluxo de caixa, com oportunidade de fazer suas compras a vista, com melhores preços e assim melhorando seus lucros. Vender a Prazo e receber a vista é o sonho de todo empresário.

Outras Vantagens

Além de melhorar seu fluxo de caixa, as factorings, podem cuidar de toda carteira de seus clientes, como análise de credito, administração da carteira, cobrança de atrasos, antecipação de recebíveis dentre outras facilidades. O empresário, pode até se dar ao luxo, de dispensar o seu departamento de Credito e Cobrança. Não tem necessidade de pagar empresas de consulta e proteção ao credito, como o SERASA, por exemplo.

As empresas de Fomento Comercial, possuem um vasto arquivo de empresas, sendo seus clientes e clientes de seus clientes, que podem até ajudar na divulgação dos produtos das empresas parceiras. Alguns problemas de credito com sacados de outros clientes são conhecidos até antes que as empresas de proteção ao credito tenham informações. Além, claro de identificar fraudes e inadimplências de alguns sacados.

Diferença de Factoring com Agiotas

O Agiota, agi às sombras da lei, empresta dinheiros a juros abusivos, não pagam os tributos legais e se utilizam das mais variadas formas criminosas para cobranças. Já o Factoring é uma atividade mercantil, legalizada, de compra de créditos e recebíveis, como duplicatas, boletos, cheques pré-datados, notas promissórias etc. Tudo dentro da lei. Não compram créditos frios e orientam seus clientes e nunca se utilizarem destes recursos.

Como saber se uma empresa é legalizada ou não? Consulte seus dados na Receita Federal e principalmente se ela é afilhada à ANFAC ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FOMENTO COMERCIAL, assim estará se assegurando de um bom negocio e prestando um excelente serviço à sociedade.

Dificuldade de Créditos do Pequeno Empresário

As pequenas e médias empresas são as mais prejudicadas no acesso ao credito bancário para se financiar. Os bancos fazem grandes exigências, que as vezes o pequeno empresário não tem condições de atender, bem como de oferecer garantias, para as transações. Os limites de créditos são pequenos, as contas têm que ser antigas, há ainda a necessidade de estar com o nome limpo, dentre outras exigências.

Falar com o gerente do banco então é uma maratona. Os bancos quando concedem um empréstimo, ou antecipação de recebíveis, os famosos “Desconto de Títulos”, ainda fazem exigências de reciprocidade, como compra de seguros, títulos de capitalização, aplicações dentre outros. Tudo isso é custo, que deve ser levado em conta na hora de se decidir entre o factoring e o banco. Além disso, você é quem faz a análise de credito e administra sua carteira. Claro e ainda fica “devendo favor ao gerente do banco”, porque na opinião dele está te prestando um enorme favor.

Saber utilizar todas as vantagens do factoring a seu favor, é a maior sabedoria do empresário. Poder ter todo seu tempo para se dedicar, exclusivamente ao seu negócio, nos parece ser a maior vantagem, afinal o melhor do “padeiro é fazer pão”.

Artigos em destaque
Artigos recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page