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MARKETING PRA QUE TE QUERO?

Nossa empresa de consultoria se especializou em gestão de pequenas e médias empresas. Temos como escopo principal, a coleta, análise e diagnostico das informações gerenciais da empresa, especialmente esmiuçando a Demonstração de Resultados e evidenciando as maiores e menores despesas e custos.


É muito comum, encontrarmos empresas com gastos exagerados em algumas rubricas, como Despesas dos Sócios, Despesas Financeiras, Despesas Administrativas e Folha de Pagamento etc. e igualmente é comum encontrarmos empresas com mínimos gastos com Marketing, Propaganda e Investimento em Mídias. Alegam eles que o “boca a boca” é a melhor propaganda. Não duvido, mas isso só não é suficiente para perpetuar sua marca.


Antonio Ermírio de Moraes, um dos maiores empresários e pensadores do país sempre dizia “Sua empresa não vale nada, o que vale é sua marca”. A marca é o que marca. Podemos até descobrir a fórmula da coca cola, mas nunca produziremos coca cola, pode ser qualquer coisa cola e ser até de sabor idêntico, mas nunca será coca cola.


“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”

Philip Kotler


Temos que desmistificar que marketing é propaganda. Marketing é muito mais que isso. Começa por criar uma marca identificada com o publico alvo, uma identidade do produto, depois vem logomarca, embalagens, forma de distribuição, qual imagem queremos passar para o consumidor etc.etc. Até quem será o garoto propaganda.


Veja na definição do mestre Kotler, que “identifica necessidades e desejos não realizados”. As vezes a empresa precisa antecipar o desejo dos consumidores, como os smartfones, que foram criados, sem que ninguém tivesse pedido, ou tivesse a menor ideia do que ele poderia fazer. Ele mede o tamanho do mercado, quantifica e identifica potencialidade de lucros.


Não queremos entrar no mérito da discussão, sobre os conceitos de marketing, mas sim dizer ao empreendedor, especialmente o pequeno empresário, que ele precisa mostrar que existe, propagar o que faz, como vende, como é sua logística, onde está instalado, quais suas formas de pagamento, seus horários etc. Não somente quem comercializa, mas também quem industrializa e também o prestador de serviços. Não importa que mídia se vá utilizar, o fato é que necessita que separar no orçamento da empresa uma verba, para SE MOSTRAR, DIZER QUE EXISTE E QUE ESTÁ AQUI.


É comum encontrarmos empresas, com loja escuras, mal distribuídas, com cartazes amarelado e rasgado dizendo “oferta do dia”. Fachada das lojas mal conservadas, sem pintura, com luminosos apagados, balcões e prateleiras estragados, autdoors já descolando, dizendo “venham conhecer nossas novidades”. Prestadores de serviços viajando com carros velhos, mal pintados, com adesivo na porta onde consta o telefone, com somente sete dígitos. Sem site, sem email, sem facebook, sem nada interessante, apenas a frase “empresa com a mais moderna tecnologia”. Empresas e prestadores de serviços, apagados no tempo, vivendo na idade da pedra. Muitas vezes nem email possuem. Não aceitam cartão de credito etc. e dizem tá difícil, e esta crise que nunca acaba.


Todos conhecem a piada do Joãozinho (não posso contar aqui)....Propaganda é a alma do negocio.


Abra sua cabeça, antes que ela fique inchada. Faça propaganda de sua empresa, de seu produto e de sua marca. Contrate um profissional para isso. Você verá que valeu a pena, ele saberá de suas necessidades e como encontrar soluções para cada um de seus problemas de divulgação. Panfletinho no semáforo, .....nunca mais, só para candidato a vereador.

JOSE CARLOS RUIZ

É mestre em administração, educação e informação

Professor da ASSER Porto Ferreira

Sócio da Gil Ruiz Consultoria empresarial

Coautor do livro Análise dos Demonstrativos Contábeis

Editora Alínea

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