BALANÇO SOCIAL A PRESTAÇÃO DE CONTAS COM A SOCIEDADE O QUE É BALANÇO SOCIAL
É um demonstrativo publicado anualmente pelas empresas reunindo um conjunto de informações sobre seus projetos, benefícios e ações sociais, dirigidas aos empregados, investidores e à comunidade em geral. É em outras palavras uma prestação de contas dos atos praticados pela empresa, em prol ou contra a sociedade.
Não é uma demonstrativo obrigatório por lei, mas toda comunidade econômica se utiliza dele para saber quais são as práticas utilizadas por seus fornecedores e ou clientes. É um “raio x” de toda cadeia produtiva a que a empresa esteja inserida. É comum ver-se pequenas empresas sendo obrigadas a publicar seu Balanço Social para fechar contratos com grandes empresas.
Investidores se utilizam de informações contidas no Balanço Social como balizamento nas decisões de comprar ou vender ações. Verificam as que têm mais ou menos compromissos com a sociedade e o meio ambiente. Ficando em poucos exemplos, a alguns anos atrás as ações da Inditex, dona da marca ZARA, despencaram nos pregões da Europa, quando da notícia que um prédio na Indonésia, onde funcionava muitas confecções, com trabalho desumano e grande risco a vida, desabou. Neste acidente morreram centenas de funcionários e as peças da marca Zara eram produzidas lá. A Zara, também teve problemas com produtos fabricados no Brasil, o programa A LIGA da TV Bandeirantes, mostrou, trabalho escravo realizado por confecções na cidade de São Paulo. Dentre os “clientes” dessas oficina estava a ZARA.
A NIKE viu cair suas vendas, por empregar trabalho escravo na produção de seus tênis. O Carrefour, exigiu que um de seus fornecedores de doces, elevasse o salário de seus funcionários em 4%, para que chegasse ao mínimo estipulado pela Organização Mundial do trabalho.
HISTÓRICO
O Balanço Social surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos e Europa, em repudio à guerra no Vietnã. A sociedade resolveu boicotar produtos e ações de empresas ligadas ao conflito, fossem elas, fabricantes de armas, fardamentos, caminhões, aviões, alimentos e até medicamentos. Era uma forma pacifica, inteligente e eficaz de protestar contra o que se entendia uma guerra absurda.
No Brasil sua divulgação começou nos anos 70, ganhou força nos anos 80, mas a partir dos anos 90 é que proliferou em vários setores. Ganhou forças quando Herbert de Souza o Betinho que conclamou os empresários à publicação voluntária em 1997.
Em 2006, o Conselho Federal de Contabilidade editou a norma NBCT 1003/06, que disciplina a publicação dos Balanços Sociais pelas empresas que resolverem publica-los. Inclusive com regras de serem auditados.
POR QUE PUBLICAR?
Porque é ético, por que traz um diferencial para a empresa, porque é bem visto pela sociedade, porque é uma forma de devolver à sociedade e à natureza tudo o que a companhia tem. Isto agrega valor `marca da empresa. A Natura é um grande exemplo, ela produz e vende perfumes e cosméticos, no entanto seus comerciais na televisão mostra cuidado com a natureza. Ela associou sua marca a empresa do bem.
O Bradesco, mostra em sua publicação, todo trabalho de recuperação de lixo reciclável e as doações a entidades filantrópicas, educação e auxilio ao esporte. Azaleia, Banco Itaú e muitas outras empresa fazem Balanço Social e os publica. Também os bancos de fomento como BNDES; BIRD e IFC, pedem em sua análise de credito para concessão de financiamentos o Balanço Social das empresas.
COMO FAZER E PUBLICAR?
Não existe formato adequado, nem histórico pra isso. Cada empresa monta da forma que melhor lhe convier, desde que siga as normas instituídas pela NBCT 1003/06. Das exigência da Norma a única obrigatório, para empresas de grande porte, é o Demonstrativo de Valor Adicionado, que é uma demonstração em valores, do ganho da empresa e quanto ela está devolvendo à sociedade, em forma de impostos, salários, auxílios, bônus etc.
O objetivo da norma está descrito no tópico 1511, que diz “Esta norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade”
INFORMAÇÕES A SEREM DIVULGADAS
1521 Geração e Distribuição de Riqueza: Neste tópico são demonstradas as riquezas geradas pela companhia, como produtos que ela faz, trabalhos desenvolvidos e como é feito esta distribuição. Por exemplo, quanto corresponde os salários no faturamento da empresa. Ou ainda, se os salários estão compatíveis com níveis aceitos pela Organização Mundial do Trabalho.
1522 Recursos Humanos; A empresa deve demonstrar número de funcionários, quanto são mulheres, negros ou com necessidades especiais. Quanto destes grupos ocupam cargos de chefia. A diferença entre o maior e o menor salário da empresa, dentre o outras informações. Quantas ações possuem na justiça do trabalho, quantas perdeu etc.
1523 Interação da Entidade com o Ambiente Externo, qual a relação que a empresa tem com a comunidade onde ela está instalada. Por exemplo, no norte e nordeste, empresas que lá se instalaram estão reconstruindo algumas cidades. Se existem reclamações no Procon.
1524 Interação com o Meio Ambiente: O que a empresa está fazendo para recuperar o meio ambiente, que foi por ela ou outras empresas, degradado. Se possuem licenças ambientais, se seus produtos melhoram a emissão de gases efeito estufa etc.
Esta é uma disciplina que se estuda no curso de Ciências, pois por lei é uma atribuição do contador e cabe a ele fomentar a ideia nas empresa, onde trabalha.
É um grande e bom começo, para devolvermos à natureza e a sociedade, tudo que ela forneceu, para tornar as companhias cada vez mais ricas. Mesmo princípio deve nortear nossa vida e respondermos a pergunta: O QUE EU ESTOU FAZENDO PARA MELHORAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS?
Prof. JOSE CARLOS RUIZ
Mestre em Administração e Educação
Professor universitário na Asser PF
Sócio da Gil Ruiz Consultoria Empresarial
Perito Judicial