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Como se blindar contra crises e como sair dela

O que é crise econômica

É quando a atividade econômica reduz drasticamente, as empresas vendem menos, produzem menos, dispensam empregados gerando um contingente enorme de pessoas que não mais consomem, fazendo as indústrias produzirem menos, o comercia e os serviços reduzirem, gerando novos desempregos e por assim vai num circulo vicioso.


A expectativa de que amanhã será pior, gera falta de investimentos, falta de credibilidade e tudo recua. Isto pode ser provocado por inúmeros fatores, falta de governabilidade, escassez de alguns produtos, desordem social, recessão mundial etc.


A habilidade de alguns governos pode fazer com que a crise econômica seja menos dolorosa, como ocorreu nos Estados Unidos, na quebra do Banco Leman Bhroter em 2008. A Coreia do Sul é outro exemplo fantástico de como se transformar de um país pobre para rico em menos de 30 anos. Já na contra mão o Brasil, de subdesenvolvido na década de 80, progrediu para emergente nos governos Fernando Henrique e Lula e virou decadente no governo Dilma.


Algumas cidades também souberam aproveitas os bons ventos e com políticas publicas sérias e inteligentes, viraram o Jogo, como Jundiaí, Barueri, Sorocaba etc.

Como se blindar?


Saber dosar empreendedorismo com cautela. Enxergar oportunidades de negócios e crescimento, mas ter os pés no chão. Manter sempre a empresa com lucratividade e alto capital de giro. Não fazer NENHUM negócio sem antes ter um Plano de Negócios, muito bem elaborado. Desprezar sempre a teoria do “Achismo” Eu acho que devo abrir outra loja. Baseado em que? Fez estudo de mercado? Tem capital para isso? Não vai prejudicar seu fluxo de caixa?


Por falar em Fluxo de Caixa, sua empresa tem Fluxo de Caixa? Tem fechamento de balancetes mensais? Tem apuração de custo? Tem processo correto de calcular o preço de vendas? Sabe quanto tem de estoques? Apura mensalmente o prazo médio de giro dosa estoques? Bem se você não tem estes e outros controles, é difícil blindar sua empresa. Nem sabe se ela é lucrativa e em quanto. Sem controles não tem negocio que dê certo eternamente.


Para blindar sua empresa, tem que ter patrimônio sólido, tem que ter um bom Capital de Giro, pra suportar dificuldades, sem se socorrer de empréstimos, pois os juros não são matérias primas, nem outra despesa, vai ter que sair do seu lucro.


Para se blindar, tem que ter uma equipe eficiente, envolvida com os objetivos da empresa e empenhada e ver o sucesso. Aqueles que agarram na corda e ajudam a puxar o barco e não aqueles que puxam no sentido contrario. Mas lembre-se de que se você tem maus profissionais, a culpa não é deles e sim sua, foi você quem os contratou, não os treinou adequadamente e não demitiu os ruins.

Como sair de uma crise?

Se não se preparou adequadamente, para suportar momento difíceis, então será fadado ao fracasso? Não, claro que não. Mas terá que fazer as coisas diferentes do que tem feito até aqui, fazer ajustes necessários, caso contrario o resultado será o mesmo ou pior.


O ano de 2015, foi um dos piores de nossa história econômica, mas muitas empresas cresceram e até substancialmente. Tem um ditado que diz “enquanto alguns choram outros vendem lenços”, seja um vendedor de lenços. Encontre oportunidades escondidas nas entre linhas. Coletar, acondicionar e vender óleo de soja usado passou a ser uma atividade interessante nos momentos de dificuldades de emprego. Ache uma atividade nova, seja proativo, pense, seja criativo.


Um estudo mostra que mais de 70% das coisas consumidas no país passam por ações na internet, seja por e-commerce, seja para pesquisar preços, ver modelos, escolher cores etc.. Comidas são pedidas por aplicativos, carros particulares são utilizados como táxi e vai por ai afora. Já existem pequenas lojas de roupas com sistema delivery. Planos de fidelidade, são cada vez mais comuns.


A economia é como se fosse um bolo e sua empresa tem direito a um pedaço. Quando a economia diminui, o bolo diminui. Se você quiser continuar comendo a mesma quantidade, vai ter que comer o pedaço dos outros. Ou seja, terá que invadir o espaço de seu concorrente. Se você não fizer, seu concorrente pode comer o teu pedaço.


Pra melhorar tem que ter ATITUDE, tem que sair da mesmice, tem que ter coragem de mudar. Precisa de controles para te dar suporte e saber que está fazendo a coisa certa.

As Lojas Renner, vieram mais preparadas, tiveram coragem de mudar e passou de terceiro para primeiro lugar entre as varejistas de vestuários, com crescimento de 35% nas vendas, superou a Riachuelo e a C&A.


Prof. JOSE CARLOS RUIZ

Mestre em Administração e Educação

Professor universitário na Asser PF

Sócio da Ruiz Consultoria Empresarial

Perito Judicial

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